Relação erva-mate e cabelo

Olá amores!

Esses dias estava sentada tomando um mate com meu namorado, como todos devem saber é um costume comum aqui no sul, e ele comentou, já que meus cabelos andam caindo (quebrando) bastante, que erva-mate faz bem para quedas de cabelo, porém disse que não sabia como se utilizava para tratar com a erva, se passava direto no cabelo ou se tomava… Enfim, fiquei com aquilo matutando nos pensamentos e resolvi pesquisar sobre o assunto.

O que eu achei nas pesquisas: 

Definitivamente não achei ninguém dizendo que passou a erva no cabelo (até por que deve fazer bastante sujeira né), achei maravilhas sobre as propriedades da erva, quem quiser saber mais deixei no final do post sobre isso. O que eu achei foram shampoos a base de erva-mate, cremes… e também li que é bom tomar chá, ou seja, o próprio chimarrão é tomar chá de erva-mate. Acho que muitas ou algumas de vocês já devem ter ouvido falar ou lido sobre os benefícios do café para o cabelo, por esfoliar e ativar a circulação do couro cabeludo e também ajudar no crescimento capilar já que possuí cafeína, CAFEÍNA… essa que também está presente na erva-mate o que faz sentido que auxilie no crescimento e diminuição da queda capilar.  Já testei café nos cabelos e ficou brilhoso, lindo, mas achei que ficou pesadinho e não passei mais. Cada uma com seu tipo de cabelo… haha

Alguns produtos que possuem essa erva nas propriedades:

Essência di Fiori

 

Cativa Natureza

 

Seivailex

Maturi

shampoo_cabelos_oleosos_maturi

 

*Todas essas marcas possuem uma linha erva-mate com shampoos, condicionadores, cremes de tratamento, entre outros. Com exceção da marca “Maturi” que não encontrei outros produtos.

Propriedades da erva-mate:

Vitaminas, sais minerais, proteínas, glicídios e lipídios. Para completar, a cafeína. A bebida é um estimulante para o sistema nervoso central. Assim, naturalmente amplifica o vigor e a capacidade de desenvolver as atividades físicas e mentais. A vantagem é o efeito prolongado desse estimulante, sem que ocorram efeitos colaterais indesejados, como insônia e irritabilidade.

Estão entre os compostos da erva-mate os polifenóis, responsáveis por transmitir características como cor e sabor para alimentos e bebidas derivados de plantas. Segundo estudos recentes, os polifenóis têm importante ação antioxidante e são capazes de combater o envelhecimento das células e contribuir para prevenção de diabetes e doenças cardiovasculares.

– Polifenóis: Flavonoides, em geral, constituem de 20% à 30% da composição da erva-mate e conferem o gosto adstringente ao mate;

– Alcaloides: a cafeína, teofilina e teobromina são três alcaloides, os compostos mais interessantes sob o ponto de vista terapêutico;

– Taninos: Responsáveis pela adstringência ou aroma da erva-mate;

– Aminoácidos;

– Vitaminas: C, B1, B2, ácido nicotínico, A, ácido fólico e derivados do ácido pantotênico;

– Componentes Minerais;

– Outros: Saponinas, lipídios, proteína e enzima

Anúncios

2 comentários sobre “Relação erva-mate e cabelo

  1. ola, tenho o costume de beber chimarrão todos os dias, e para não jogar a erva já usada, no lixo, uso como esfoliante para a pele, e já passei no cabelo. Tenho cabelos muito pretos naturalmente, então deu um up na cor, quanto a pele, tira a oleosidade, mas como minha pele e bem branquinha, após a esfoliação, é necessário lavar bem, pois poderá ficar com um tom esverdeado.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s